DANILO BARBOSA
DESIGN BRASÍLIA
Foto: Joana França
SOBRE DANILO BARBOSA
Arquiteto pela UnB (1973) e designer gráfico autodidata, Danilo Barbosa foi responsável pela criação do icônico sistema de sinalização da nova capital federal, apenas 3 anos após de receber seu diploma. Reconhecida mundialmente, a concepção simples e marcante de Danilo é tão parte de Brasília quanto outros marcos arquitetônico da cidade.
A inventividade casada com a praticidade de sua obra vem graças à experiência vivenciada no Instituto Central de Artes (ICA-UnB) no início da graduação, com a competente orientação do amigo e mestre Charles Mayer. Foi professor da UnB (1979 - 2003) e arquiteto da Codeplan - Companhia de Planejamento de Brasília (1975-1979, 1982-2017). Na Codeplan teve a honra de ser Coordenador do Plano de Sinalização de Brasília (1976), hoje um ícone na identificação da cidade. Em 2012 veio o reconhecimento internacional, quando uma peça do projeto passou a fazer parte do acervo permanente de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna - MoMA, de Nova Iorque.
Na área do design gráfico criou diversos símbolos e identidades visuais, planejou e coordenou diversas publicações, notadamente em sua atuação no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, onde trabalhou de 1996 a 2003, como coordenador-geral da área editorial. Dentre os projetos gráficos destacam-se o símbolo do IBAMA (1990) e a logomarca vencedora do concurso dos 50 anos de Brasília (2009). A sinalização de edifícios também consistiu em atividade constante, tendo sido premiado na Bienal de Arquitetura de Brasília (1999) com o projeto para o conjunto arquitetônico do STJ.* Em sua trajetória contou com a parceria dos arquitetos Carlos Troncoso, Matheus Gorovitz, Marisa Maass, Joe Rodrigues e Breno Rodrigues
* projeto com Matheus Gorovitz, Marisa Maass, Carlos Troncoso e Joe Rodrigues.
Loja
ENTRE EM CONTATO
Perguntas, comentários ou pedidos especiais? Entre em contato. Será um prazer ajudar você.
6199147-9300
Obrigado pelo envio!